Casa

Mobiliando uma cozinha pequena: como fazer, móveis essenciais e etc

Mobiliar uma cozinha pequena pode parecer uma tarefa fácil no começo, mas não é tão simples como aparenta.

Pensando em você que quer uma cozinha bonita e bem organizada, traremos algumas observações que vão mudar a sua percepção sobre decoração.

Veja a seguir algumas sugestões que vão te garantir ótimas ideias na montagem do seu projeto.

A cozinha é um dos locais mais apaixonantes da casa, as refeições marcam diversos momentos das nossas vidas, por isso, deve ser um ambiente muito bem mobiliado.

Para evitar erros na parte mais marcante do seu lar, siga no artigo.

Como mobiliar uma cozinha pequena?

Mobiliar uma cozinha pequena exige bastante noção de espaço e também energia.

Para conseguir montar a melhor cozinha possível, primeiro você necessita saber o que quer nesse espaço.

Dessa forma, prepare um projeto na sua cabeça do que é essencial na sua cozinha e o que não é, para evitar exageros e conseguir desenvolver o seu projeto da maneira que sempre sonhou.

Te daremos um mapa para saber o que fazer para mobiliar o projeto dos seus sonhos.

Use móveis verticais

A cozinha pequena exige bastante organização, já que um dos principais elementos a serem observados é o espaço.

Já que essa característica é a mais escassa nesse ambiente, o uso de móveis verticalizados na sua cozinha é bem interessante, pois evita o acúmulo de itens que geram a desorganização.

Além disso, o ambiente pode se tornar mais elegante, com poucos móveis e muita utilidade a sua cozinha vai ficar perfeita!

Veja também: Como tirar mofo da parede?

Dê preferência para cores claras

O uso de cores claras é ideal para pessoas com cozinhas pequenas, pois tonalidades mais escuras tendem a dar noção de diminuição do espaço.

Além disso, caso ache o branco muito monótono, você pode utilizar o contraste entre o claro e o escuro para trazer originalidade a sua cozinha.

Móveis claros costumam aparentam mais sujeira, dessa maneira é extremamente indicado que você tenha uma rotina de limpeza diária na mobília do seu espaço.

Economize espaço

A ideia de economizar espaço pode ser interessante tanto para espaços maiores, quanto menores.

Estilos de decoração mais modernos dão preferência para ambientes mais espaçados e pouco “poluídos”, por isso, ao unir cores claras aos móveis pequenos você tem uma ótima junção.

Você também pode optar por adicionar banquinhos na cozinha, caso considere que cadeiras ocupam muito espaço na área de refeição.

Todos os elementos destacados têm como principal objetivo manter a organização da sua cozinha, pois consideramos que a organização é a principal característica de uma cozinha bem montada, seja ela grande ou não.

Leia mais: 3 dicas de decoração para Quarto de Casal

Dê uma chance para os móveis reflexivos

Principalmente em ambientes reduzidos, os móveis menores são muito interessantes, considerando que assim como as cores claras, esses itens também dão noção de aumento de espaço.

Esses elementos também deixam seu ambiente mais original, dando identidade a sua cozinha.

Use luzes que favorecem a mobília

Assim como as cores, as luzes também podem trazer originalidade ao seu projeto e evitar erros comuns que dão impressão de desorganização a sua casa.

Nesse caso, luzes claras também são ideais para o seu projeto, invista nos detalhes e tenha um resultado original.

Fatores como iluminação interferem no resultado da sua cozinha.

Use caixas organizadoras

As caixas organizadoras são conhecidas por contribuírem na organização de pequenos itens, mas também podem ter muito utilidade na distribuição de itens grandes.

Existem caixas de diversos formatos que podem te ajudar de várias maneiras, por serem funcionais e contribuírem para a decoração do ambiente.

Vários itens podem ser adicionados no seu cenário, portanto, use a sua imaginação para mobiliar a sua pequena cozinha de forma organizada.

Como organizar uma cozinha pequena?

Para organizar uma cozinha pequena, primeiramente é necessário ter bons móveis, para quem já leu os primeiros parágrafos do artigo esse problema já está resolvido.

Na organização de uma cozinha pequena, o primeiro passo é evitar “gastar” espaço com materiais desnecessários.

Antes de inserir os móveis de sua escolha, se desfaça de todas as mobílias que não fazem mais sentido para a temática da sua cozinha.

Após manter apenas o necessário na sua casa, se preocupe com a decoração e também com o complemento de alguns detalhes.

É normal existirem algumas dúvidas no momento de escolher os melhores móveis para a sua cozinha, por isso daremos algumas dicas fundamentais para você que não aguenta mais ter dúvidas na hora de mobiliar sua cozinha.

4 Móveis essenciais para a sua cozinha

Para uma cozinha ideal é importante que nenhum móvel importante seja deixado para trás.

Armário

O armário é um móvel essencial, principalmente para cozinhas pequenas. No entanto, para escolher esse item é preciso ter muita atenção em detalhes como o tamanho, e também a quantidade de gavetas.

Assim como destacado anteriormente, se sua cozinha é pequena, é muito importante ter peças verticais, já que o espaço é pequeno e deve ser aproveitado em cada centímetro.

Banquetas

Esse item também tem grande importância para economia de espaço, considerando que as banquetas demandam menos espaço do que cadeiras.

Além disso, as banquetas também podem acrescentar bastante ao cenário da sua casa, tendo em vista que existem vários modelos decorados desse item, que contribuem para a construção da estética da sua cozinha.

Fruteira

As fruteiras são essenciais para quem deseja ter uma cozinha arrumada e bem mobiliada, pois, permite que o dono e a dona de casa guardem esses alimentos de maneira separada e ordenada.

Mesa

A mesa provavelmente é o móvel mais lembrado por quem quer mobiliar a cozinha, já que a maioria dos momentos de recordação são feitos nesse espaço, muito especial para quem participa.

Esse item deve se associar com o que encontramos no restante da cozinha, que deve ter uma temática.

Todas essas dicas são para você que além de ter uma linda cozinha, também preza pela organização de suas mobílias.

Qual melhor estilo decorativo para cozinhas pequenas?

Existem vários tipos de decorações, para acabar com as dúvidas relacionadas a esse nicho traremos uma explicação sobre alguns dos mais queridos da atualmente.

O estilo decorativo ideal é o que melhor se encaixa com seu gosto.

Dessa maneira, é fundamental que você tenha exata noção do que quer na sua cozinha, observe os estilos mais conhecidos:

Moderno

O estilo moderno é muito apreciado e é ideal para quem quer seguir todas as dicas deixadas aqui, já que esse manual decorativo dá muito valor ao simples e também às iluminações.

Minimalismo

As mobílias minimalistas também são muito legais, pois abraçam a simplicidade e também as cores mais claras, facilitando o processo organizacional da cozinha.

Rústico

O modelo de mobília rústico é um dos mais interessantes para quem quer uma cozinha tranquila e criativa.

A cozinha rústica dá margem para a sua imaginação criar combinações, modelo ideal para quem adora um toque diferenciado.

Industrial

Essa decoração é muito amada por aqueles que têm grande apreço pela originalidade.

O estilo industrial é maravilhoso, pois apresenta técnica diferenciada onde todos os detalhes são aparentes, dando tom nostálgico que lembra os anos 60.

Todos esses modelos são ideais para adaptação, você tem total liberdade para deixar a sua assinatura em cada um deles.

Tem algo a acrescentar ao conteúdo? Deixe aqui nos comentários, com certeza temos muito a aprender com você!


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.