Casa

Como limpar piscina

As piscinas são ótimos lugares para recreação e diversão de todas as faixas etárias. Porém, é necessário limpar corretamente para evitar possíveis contaminações e acidentes, e sendo assim, nós preparamos um tutorial simples de como limpar  piscina.

Para limpar uma piscina, é necessário seguir alguns passos simples. Vale lembrar que, a limpeza de uma piscina deve ser feita mensalmente ou semanalmente.

como limpar piscina

Saiba também como:

Limpeza da área externa

Para começarmos o processo de limpeza, é necessário remover toda a sujeira que está ao redor da piscina, pois através da movimentação de pessoas, animais e a força do vento, podem levar pequenos objetos e impurezas para dentro da piscina, sujando-a e até mesmo podendo cortar ou estragar (no caso se ela for de lona).

Limpeza dos filtros

Dando sequência em como limpar piscina, chegamos na parte da limpeza dos filtros simples. Esses filtros (coadeiras), se encontram na lateral da piscina e captam a sujeira que fica na superfície da água, como folhas, insetos, papéis, etc. Caso sua piscina contenha esse dispositivo de limpeza, retire-o manualmente e jogue toda a sujeira fora. Deve-se fazer isso semanalmente, pois assim, a sujeira mais grossa sempre será retirada de maneira simples.

sujeira piscina

 

Podemos destacar também nessa parte, a limpeza do pré-filtro da bomba motorizada. Esse filtro fica antes da bomba, e para que ocorra a limpeza, é necessário o desligamento do sistema de bombeamento para evitar acidentes!

Peneirar a superfície

O passo de peneirar toda a sujeira da superfície é muito importante. Deve-se usar para a limpar a piscina um filtro longo e oco, que seja leve, para eliminar toda a sujeira possível, como inseto, folhas e demais resíduos. As redes que estão acopladas no cabo devem serem as menores possíveis, para que consigam resgatar pequenas partículas.

limpar piscina

Escovação da piscina

Para limpar a piscina, de maneira bem eficaz, é necessário escovar todo o seu fundo, eliminando as algas e alguns detritos que se aderem. Essa escovação elimina as manchas e proporcionam um revestimento mais limpo e bem cuidado. Vale lembrar que, a escova deve ter dentes moles e flexíveis, para que não corte ou danifique o revestimento da piscina…

fundo da piscina

Aspiração do fundo das piscinas

A fase de aspiração do fundo da piscina é a fase mais delicada de como limpar uma piscina. Após ocorrer a escovação da piscina, seria ideal o uso de um decantador para a piscina, solidificando a sujeira e levando para o fundo. Após ocorrer esse processo, a aspiração entra em ação de uma maneira muito mais eficaz.

Após realizada a espera da decantação dos materiais, deve-se abrir o registro e iniciar a sucção da sujeira. É recomendado a abertura também de um dispositivo de retorno de água.

Os movimentos de sucção devem ser feitos de maneira lenta e com atenção redobrada nos cantos da piscina.

limpeza piscina

Tratamento químico da água

Após a realização desses processos de limpeza de uma piscina, para fechar com chave de ouro, é de fundamental importância o tratamento químico. Esse tratamento controla o PH da água e a sua alcalinidade. Composto pela cloração, o processo irá deixar a água da piscina tratada.

O cloro tem o objetivo de desinfetar a água, eliminando os microrganismos. Esse cloro deve ser diluído e despejado de maneira gradual por toda a água da piscina.

tratamento quimica piscina

Feito todos esses passos de como limpar piscina, a água de sua piscina estará limpa e apta para o consumo.

 


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.