Notícias

Urgente: Cientistas afirmam que Brasil está no mapa de uma nova pandemia e deixa país em alerta

Nos últimos meses, muito se tem falado acerca do novo coronavírus, segundo pesquisas, o vírus começou a proliferar pelo mundo em torno de seis meses e já infectou mais de 13 milhões de pessoas, as quais mais de 570 mil, já vieram a óbito.

Apesar das inúmeras pesquisas sobre o vírus, muitas perguntas ainda permanecem sem resposta. Mas, uma outra pesquisa também tem exigido grande empenho dos cientistas. Os pesquisadores buscam identificar de onde virá e como deter a próxima pandemia. No ‘mapa de riscos’ criado para ver onde os futuros vírus aparecerão, está o Brasil.

Segundo as pesquisas, na África foi onde surgiu o ebola e na Ásia o novo coronavírus, por este motivo, os cientistas acreditam que outras enfermidades possam vir desses continentes. Outro fator que também contribuiria para que surgissem os novos vírus em escalas de pandemia na América Latina, seria as precárias condições sanitárias que, aliada à degradação ambiental, permitiria que novos vírus saltassem de animais para humanos.

Para muitos estudiosos, o novo coronavírus pode ter surgido devido a intrusão humana no habitat de animais silvestres em Wuhan, na China. De acordo com o cientista do Instituto de Medicina Tropical da USP, Antônio Charlys da Costa, no Brasil, locais onde encontraram-se situações insalubres, poderiam ser encontradas situações semelhantes, como por exemplo, nos mercados paulistas, onde é possível encontrar ratos ou em Santarém no Para, onde o esgoto corre a céu aberto.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.