Notícias

Saiba os detalhes do câncer raro que atingiu filha de Tiago Leifert, o retinoblastoma

Tiago Leifert e a esposa,  Daiana Garbin, usaram as redes sociais para fazer um comunicado muito difícil e, dessa forma, tentar conscientizar as pessoas. O casal revelou que a filha, Lua, de apenas um ano, está com câncer.

O retinoblastoma, tipo de tumor que atinge a bebê, é mais comum em crianças pequenas, com até dois anos de idade. O tumor é maligno e se desenvolve nas células da retina, podendo se desenvolver em apenas um ou em ambos os olhos.

Segundo informações do site do INCA, que é a maior autoridade brasileira em câncer, a doença se desenvolve silenciosamente e o maior sintoma costuma ser uma espécie de brilho nos olhos da criança, como um reflexo que acontece nos olhos de gato quando atingidos por luz.

O site destaca ainda que a doença pode causar inchaço e dor na região dos olhos, além da perda da visão. Outro possível sintoma é a criança ficar estrábica (vesga). O diagnóstico geralmente é feito por meio do exame conhecido como fundo de olho e não é recomendada a realização de biópsia.

O ideal é que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível, por isso é importante o acompanhamento de oftalmologistas nos anos iniciais da vida da criança. Em alguns casos, mais avançados, pode ser necessária a remoção dos olhos da criança, associado a quimioterapia e radioterapia.

Daiana e Tiago chamaram a atenção para o assunto por viverem a situação dentro de casa, com a filha Lua.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.