Notícias

Nuvem de Gafanhotos: Veja onde ela está agora! Governo federal já declarou emergência em dois estados

O país inteiro está preocupado com a aproximação de uma infestação de gafanhotos. A notícia viralizou e se tornou causa de preocupação, bem como motivo de piadas e uma verdadeira fábrica de memes. Entretanto, o que realmente está envolvido na infestação?

Essa é uma praga comum em algumas regiões da África, mas raramente vista em outras regiões. Por isso, sua presença na América do Sul tem se tornado uma notícia global. O Brasil já se prepara para lidar com a chegada dos insetos, porém o desafio pode ser maior do que se imagina.

Na última projeção feita, o governo da Argentina apontou que a nuvem de gafanhotos está a cerca de 130km da fronteira com Brasil e Uruguai. Não se sabe, no entanto, qual a previsão de chegada dos insetos no Brasil, ou se de fato acontecerá.

De acordo com atualizações do governo argentino, a nuvem avança cerca de 150 km por dia. O primeiro município brasileiro a ser atingido deve ser a Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul. Os dados são do departamento meteorologista da Argentina.

A nuvem de gafanhotos está a cerca da mesma distância para a cidade de Bella Union, no Uruguai. O Ministério da Agricultura brasileiro acredita que os insetos vão migrar para o Ururguai, ao invés de seguir para o Rio Grande do Sul.

Para conter a possível chegada dos insetos, o governo brasileiro prepara o envio de 400 aviões. Produtores do Rio Grande do Sul torcem para a chegada de chuva, isso porque especialistas acreditam que o tempo vai espantar os insetos.

Cientistas afirmam que a espécie prefere clima seco e quente. A previsão de chuva é uma das esperanças dos produtores locais para evitar que a nuvem de gafanhotos se aproxime do município brasileiro.

No entanto, especialistas acreditam que a possibilidade da nuvem chegar ao estado de Santa Catarina é remota, precisaria de uma série de combinações climáticas para desviar a infestação da rota para Bella Union ou Barra do Quaraí.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.