Notícias

Motivo da queda do avião de Gabriel Diniz é revelado e causa revolta

Gabriel Diniz estava no auge da carreira e tinha estourado a música “Jenifer” que foi um dos grandes hits do carnaval de 2019 quando aos 28 anos de vida morreu em um acidente aéreo. Antes do sucesso “Jenifer” ele gravou  os hits “Paraquedas” com Jorge e Mateus e “Acabou, acabou” com Wesley Safadão.

O acidente aéreo aconteceu em maio de 2019 e neste quinta-feira(29) o relatório final emitido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos(Cenipa), que é comandado pela FAB, revela o que levou à queda da aeronave do cantor. Além de Gabriel Diniz, morreram Linal Xavier e Abraão Farias, ambos pilotos.

Porém, de acordo com o relatório emitido pelo Cenipa, apenas Linaldo Xavier estava exercendo o controle da aeronave e teria tomado atitudes consideradas erradas na operação do Pipe Cherokee PT-KLO e que esses equívocos contribuíram para que o acidente acontecesse. Ainda segundo o Cenipa, o piloto não avaliou adequadamente os parâmetros de operação daquela aeronave e decidiu prosseguir com o voo em condição meteorológica totalmente desfavorável à operação do avião.

O avião que levava Gabriel Diniz caiu no Povoado Porto do Mato que fica no estado do Sergipe no dia 27 de maio de 2019. Os fatores que contribuíram para o acidente foi listado pelo Cenipa: Atitude, condições meteorológica adversas, indisciplina de voo, julgamento de pilotagem, planejamento de voo e processo decisório. Além de todos esses fatores, ainda foi constatado que a aeronave não estava equipada com radar meteorológico e não podia voar sob Regras de Voo por Instrumento.

Segundo registro, Linaldo Xavier tinha apenas 83h50m de experiência de voo e possuía a licença de Piloto Privado. Ele estava habilitado apenas para realizar voos em rotas que ofereciam condições estritamente visuais. O Cenipa entendeu que “não considerar os procedimentos previstos para se manter em condições de voo visuais concorreu para a exposição da aeronave a elevado risco de acidente” e isso foi decisivo para a queda da aeronave.

Depois da divulgação do relatório diversos fãs estão nas redes sociais expressando sua indignação e revolta com a maneira que o acidente aconteceu e como poderia ter sido evitado.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.