Notícias

Esse bicho estranho vive em um local do seu corpo e você não faz ideia

Todo mundo sabe que o corpo humano serve de “casa” para muitos micro-organismos, alguns bons e alguns prejudiciais a saúde. Mas é justamente por serem muitos os bichinhos vivendo dentro de nós que nem sempre a gente sabe exatamente quem são eles e as suas aparências. E é por isso que hoje a gente apresenta o Demodex folliculorum.

Esse é um tipo de ácaro invisível a olho nu que, geralmente, vive no rosto de seu hospedeiro. É, pode parecer um pouco nojento ou desagradável, mas a verdade é que esse bichinho não costuma ser perigoso para a saúde, a menos que comece a ter uma superpolução. Mas se não é esse o caso, então não há porque se preocupar.

Como todo ácaro que se preze, o demodex se alimenta de células mortas de pele humana. De certa forma, eles até realizam uma tarefa importante no corpo humano. Já imaginou se toda a pele morta do seu rosto continuasse aí? Seria estranho né? Tudo bem que existe água e sabão também, mas o demodex fica ali garantindo que nenhum resto fica para trás.

Agora se você estiver lidando com uma infestação desse bichinho, então pode ser algo bastante desagradável. Alguns dos sintomas relacionados a superpopulação desse micro-organismo são coceira, vermelhidão, irritação, desconforto… e geralmente são observadas ao redor dos olhos, pelos cílios principalmente.

Mas não se desespere, é muito raro que a situação chegue ao ponto de precisar de algum tipo de intervenção já que uma simples higiene do rosto ajuda a controlar a quantidade de demodex, mantendo tudo dentro da normalidade desejada. Mas, diante de qualquer desconforto nos olhos, o indicado é procurar um médico para ser orientado no tratamento certo.

Pode admitir que não foi nada agradável ver como esse bichinho vive no seu rosto por todo esse tempo sem você imaginar. Mas ao mesmo tempo é um alívio saber que ele não oferece risco a saúde, não é?


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.