Notícias

Câncer no final do reto: Coceira e mais 4 sintomas desta doença letal que jamais devem ser ignorados

Embora seja raro, o câncer de anus é uma doença real, e saber sobre ele pode ser muito importante, uma vez que, conhecendo os sintomas, é possível tratá-lo com maior antecedência, o que pode ser a diferença entre a vida e a morte.

O câncer é uma doença intimamente relacionada à divisão celular. Praticamente todas as células do nosso corpo se dividem para se renovar e criar tecido novo. O processo de divisão celular envelhece as células, assim como fazem outros processos naturais que elas desempenham todos os dias.

Sempre que uma célula está doente ou muito desgastada para continuar a se dividir, ela é marcada para morrer em um processo conhecido como apoptose. Certas células por alguma razão ignoram este sinal e começam a se dividir descontroladamente.

Elas podem então acabar formando um tumor, que pode ser maligno (quando este tem a propensão a se espalhar) ou benigno(que não se espalha nem aumenta muito de tamanho). Os tumores malignos caracterizam o câncer.

Existem fatores de risco que podem aumentar as chances de uma célula se tornar um tumor e então um câncer. No caso do câncer de anus, estes fatores são:

  • Tabaco;
    A maior expectativa de vida da população;
    A infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV).

Ela afeta os homens com mais frequência, a partir dos 50 anos também é comum no gênero feminino.

É importante saber sobre os sintomas dos diferentes tipos de câncer, pois esta é uma doença progressiva, ou seja, ela piora com o tempo, e especialmente no caso do câncer, onde as chances de sobrevivência são diretamente proporcionais ao quanto antes ele é descoberto.

Os sintomas de câncer no anus são:

  • Sangramento;
  • Surgimento de “verrugas”:
  • Sensação de estar cheio
  • Mudanças em seu trânsito intestinal
  • Coceira

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.