Notícias

Câncer de boca: sintomas, prevenção e tratamento da doença que tirou a vida do ator Rubens Caribé

Recentemente, foi anunciada a morte do ator Rubens Caribé. Ele se tornou um verdadeiro galã nos anos 90, tendo participado de diversas produções e chamado atenção por conta de toda a sua beleza. A causa de sua morte foi por conta de um câncer de boca que o famoso já enfrentava há alguns anos. Diante disso, neste artigo, será explicado um pouco mais sobre a doença, expondo suas causas, sintomas e tratamentos.

O câncer de boca costuma afetar mais homens com idade acima dos 40 anos. Não é possível definir as causas exatas da doença, porém, existem alguns fatores de risco que certamente influenciam. Um dos principais é ser fumante. Outra causa que pode influenciar é o consumo exagerado de álcool. Além disso, ter o diagnóstico de HPV e se manter por muito tempo sob a exposição solar sem protetor também pode influenciar.

Sintomas 

Os principais sintomas são os seguintes;

Aparecimento de lesões na boca que demoram mais de quinze dias para cicatrizarem

Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, bochecha ou céu da boca

Nódulos no pescoço

Ronquidão que não passa

Tratamentos 

O tratamento costuma envolver cirurgia oncológica e/ou a radioterapia. É necessário que seja feita uma avaliação médica para decidir qual seria a melhor forma de lidar com o câncer. Na grande maioria dos casos, se for diagnosticado de forma precoce, o câncer apresenta uma cura e o paciente se recupera bem.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.